Wednesday, February 25, 2015

O Segredo da Saudação ao Sol



“Surya(Sol) Namascar(Saudação)”


Resultado de imagem para saudação ao sol




Uma celebração à Natureza, a “Saudação ao Sol” foi criada por antigos Mestres, na Índia, e é constituída por uma sequência de movimentos de yoga, que pelo seu simbolismo nos ensina que o Sol é o coração do nosso mundo material e espiritual.

Segundo os mesmos Mestres todos possuímos um “Sol  interior”, nosso espírito, que deve comungar com o Sol exterior com uma força capaz de integrar todos os seres humanos por meio dessa Luz, poder e grandeza.

A origem deste ritual perdeu-se no tempo, não se sabendo efectivamente qual o Mestre que o criou.
A reverência ao Sol representa sintonizarmo-nos com o ciclo da vida e morte, sintonizar com o poder Divino e o nosso Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado. A Luz representa a sabedoria existente em nós mas que na nossa ignorância não a conseguimos ver.

Considerada uma das mais belas sequências do yoga, a sua prática proporciona um conjunto de benefícios tanto para o corpo como para o espírito.

Numa integração perfeita entre movimentos e respiração a Saudação ao Sol tem uma acção poderosa no nosso corpoalongando e fortalecendo o sistema muscularestimulando a circulação sanguínealinfática e plasmática. A sincronização da respiração com os movimentos  actua nas esferas emocionalpsicológica e nervosaacalmando emoçõesaumentando a concentração e proporcionando estabilidade mental.



Um pouco para todos, quem tiver condicionantes físicas específicas deverá fazer em função das suas limitações.

Com o decorrer dos tempos a sequência base de 12 movimentos foi sofrendo algumas alterações existindo actualmente diferentes sequências conforme as escolas que as foram desenvolvendo. 

Ilustrando-se uma delas na figura, é necessário a descrição de cada um dos movimentos para a execução correcta. Podem-se encontrar várias por pesquisa, escolha e acima de tudo FAÇA, verá que se vai sentir magnificamente porque é um exercício completo.

No comments:

Post a Comment